top of page
1.png

Mais do que humanizar o parto, precisamos mamiferiza-lo.

Michel Odent

Porquê ter uma doula?

Porque a Doula é a pessoa de recursos e de confiança que a acompanhará no seu processo de maternidade e estará de mãos dadas para cada escolha sua, sem julgamento. Por processo de maternidade entendo todas as fases incluídas entre a intenção de ter um filho, ou a concepção, até ao pós-parto.

Qualquer seja a fase em que esteja da sua gravidez, sempre é o momento certo para encontrar a sua Doula. Algumas mulheres e casais procuram a doula antes da concepção, alguns no dia do parto e outros depois do parto.

6.png

O que é uma doula?

A doula é uma profissional formada que presta suporte contínuo a mulher grávida. Trata-se de um apoio informativo, emocional e físico durante as fases de pré-parto, parto e pós-parto. A doula não é enfermeira, nem parteira, ela não é um profissional de saúde.

A etimologia da palavra doula vem do grego para aqui referir a uma mulher que está ao serviço de uma outra mulher. A doula está disponível para mulheres desde a gravidez até vários meses após o parto. Também existem doulas de fim de vida.

Presente de várias formas em várias culturas, a profissão de doula surge como uma nova profissão no final do século XX no Ocidente. Hoje é uma profissão reconhecida e apoiada por várias instituições incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um estudo americano (clique aqui para profundar), realizado com 686 mulheres conta entre os benefícios do acompanhamento por uma doula:

. parto mais simples;

. redução de cesarianas;

. redução da duração do parto;

. redução do uso de fármacos;

. redução de uso de forceps.

Vários outros estudos realizados com dezenas de milhares de mulheres pelo mundo (clique aqui para aprofundar), confirmam que a presença reconfortante e contínua de um acompanhante reduz os riscos e a necessidade de analgésicos.

bottom of page